Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo

VII Fórum Paulista de Arteterapia: Intervenções na Saúde


Publicado em: 12/09/2017

Biblioteca Central Cesar Lattes Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, 13083-859 Campinas
A Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP), com apoio da UBAAT (União Brasileira das Associações de Arteterapia), organizou e realizou o VII Fórum Paulista de Arteterapia, com o tema: Intervenções na Saúde, na cidade de Campinas no dia 11 de novembro de 2017.

O evento teve como objetivo oportunizar a reflexão e o aprofundamento sobre as questões que envolvem a inserção e participação da Arteterapia como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).  

Na divulgação da atuação do Arteterapeuta nos diversos âmbitos da Saúde, pautado em seu código de ética, no fortalecimento da rede para superar os desafios da implantação da prática e de seus princípios,  visando garantir o espaço com sobriedade nesse momento de expansão.

O evento promoveu uma série de reflexões do papel e responsabilidade da atuação e inserção do Arteterapeuta. Na palestra proferida por Dra Magui contando o seu histórico na arteterapia, em seu questionamento "a arte cura?", com relato do atual trabalho em  imagens mentais. Seguida pela abordagem do Dr. Paulo Toledo, referiu deste ao papel e contribuição de Osório Cesar e Nise da Silveira, bem como assuntos e temas sobre o DNA, a genética e a ação das proteínas no organismo. Dra Lucia compartilhou um caso prático em saúde multidisciplinar com o uso de imagens polissêmicas, que instigam a imaginação e fantasia, na reflexão de figura e fundo e na resolução de problemas. 

No período da tarde Dra Marília abordou o tema relacionado ao atual estado das políticas públicas, estrutura do SUS o seu papel democrático na defesa dos direitos da saúde, bem como os atuais conflitos entre bem-estar social, redução das desigualdades, e os desafios para construir valor nas Práticas Integrativas e Complementares tanto na sociedade quanto na integralidade do cuidado.  Cristina Lopes contribui com a visão da UBAAT quanto ao sistematizar a potência da atividade do arteterapeuta, no estimular do pensar, do atuar, da fundamentação e da formulação ética. Principalmente quanto a articulação para repensar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde dentro de serviços na potência de produzir e resgatar o auto-cuidado, necessidade de criar evidências para prática arteterapêutica com vistas a integralidade do sujeito. 

O evento contou também com a intervenção poética "A Cor do Som" oferecido por Ana Alice Francisquetti e Tania Cristina Freire por meio da música que está presente nas vidas e como pode promover ação de forças com sua vibração no corpo. Quanto também a ação poética oferecida por Ana Carmen Nogueira - "Ser Arteterapeuta" os territórios percorridos e propostos, bem como outros que serão descobertos e desbravados.

Voltar